quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dica de Cinema.

Um post típico de final de semana, mas no meio da uma... Alguma coisa errada, ou simplesmente é um post reflexo de quem passou a semana procurando um vestido que viu em um filme, que não lembra qual, e que não parou mais de pensar no dito cujo desde então. Sim, foi o que aconteceu e por isso tenho essas dicas ótimas para quem gosta de moda e cinema!
Às vezes, quando não há nada para fazer, principalmente se você estiver em casa sozinha em um final de semana, que tal escolher um filme que, além de uma boa história, tem um figurino de dar inveja? É um programa bem legal para quem adora estar por dentro das tendências ou conhecer as modas de antigamente, enfim, há várias obras que retratam as mais diversas épocas.
Começaremos pelo óbvio: O Diabo veste Prada. Pessoas ambiciosas, impetuosas, temperamentais, sarcásticas, impessoais, mas mega bem vestidas. A vida em uma revista de moda, o glamour e todas as intrigas que fazem parte do dia a dia de uma redação. A intragável Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, foi inspirada numa personagem da vida real: Anna Wintour, editora da revista Vogue América. São looks maravilhosos, caríssimos, desfiles, marcas de luxo, calçados lindos. Mesmo com  a megera do filme, eu não me importaria de trabalhar nessa redação chiquérrima.
Baseado no livro de Lauren Weisberger, Priestly pode ser vista como Anna Wintour - a poderosa editora de moda da Revista Vogue - no caso da ficção, editora da Revista Runway. Miranda (Meryl Streep) não é assim tão "diabo" como o título a rotula, e nem a sua assistente Andrea, um capacho, como o filme faz parecer em um primeiro olhar. Temos sim, uma mulher obcecada pelo trabalho, exigente consigo mesma e com os outros e não se deixa levar por sentimentalismos. É ríspida, mas tal grosseria, não deixa de ser uma forma de preparar o outro para o mercado de trabalho e suas inevitáveis disputas diárias. Em contraposição temos uma jornalista recém formada, determinada a vencer, e que agarra a oportunidade - ok, ela sofre um pouquinho -  e só percebe o preço de sua escolha, quando seus relacionamentos entram em crise, seja os amorosos, como as antigas amizades.
Para se vencer hoje em dia é preciso pagar um preço caro. Andrea num dos diálogos do filme, afirma o óbvio: "Miranda é vista como o diabo, porque é mulher, se fosse homem, suas ações seriam vistas como ótimas". O machismo sempre perseguirá as mulheres e no caso de "O diabo veste prada", as duas são vitimas dessa sociedade. E fico me perguntando, imaginando o que faria se a vida mudasse tanto de uma hora para outra, se pudesse conhecer Paris, se tivesse acesso às melhores marcas de roupas. Se a oportunidade de mostrar reais intenções surgissem... Será que eu iria sair daquele carro e jogar o maldito celular longe?!?!

Andy (Anne Hathway) usa casaco creme, quepe de lã Chanel e bolsa saco Calvin Klein.

Andy usa jaqueta e botas longas e justas Chanel e saia Kristina Ti.

Camisa branca Miu Miu, malha preta David Rodrigues e quepe e colar, ambos Chanel.

Casaco verde de lã Lewin e scarpin Giuseppe Zanotti. A saia (que você não vê!) é Gucci.

Para acompanhar o vestido Calvin Klein, óculos escuros Chanel e cinto de couro.
*** as imagens e informações sobre marcas das peças foram tiradas do site Terra.

Em segundo lugar tenho que comentar o filme A Duquesa – com peças de época simplesmente maravilhosas!!! Como a personagem é real, existiu e foi considerada um marco em moda, a sensação é ainda mais próxima: imaginem viver em uma época totalmente limitada, submissa aos maridos e ainda lançar moda? É demais essa Georgiana. Duquesa de Devonshire.
O figurinista escolhido para fazer este filme foi de Michael O’Connor, que ganhou o Oscar de Melhor Figurino. A transformação da atriz (Keira Knightley) em Georgiana foi intensificada – ostentando o estilo “ditador de moda” da duquesa – com seu penteado “torre” de 90 centímetros de altura, as plumas de avestruz, o visual turco e vestidos glamourosos, com as vestes igualmente belos, um dos elementos de design mais essenciais do filme, refletindo a atração de Georgiana por constante inovação na moda. Logo após o casamento quando o duque vai retirando as camadas das roupas intimas da duquesa, ele pergunta a ela: -“Por que as roupas femininas são tão complicadas?” Ela responde: “- A roupa das mulheres é uma forma de se expressar”. Em outra cena, quando eles se encontram no quarto e ele diz para ela:O vestido é sua obra de arte?” E ela responde que sim.
A Duquesa era muito popular em Londres e famosa por seu bom gosto com roupas, jóias, chapéus e perucas, era uma mulher culta, simpática, educada e muito amada pelo povo. Georgina se tornou referência da moda em sua época. Em uma das cenas quando ela vai passar as férias em Bath, ela é apresentada ao público o mestre de cerimônia diz: - “E o que ela vai vestir hoje a noite aguardo vê-las vestindo amanhã” e termina:“ A imperatriz da moda”. Fenômeno de imitação distintiva da corte a cidade. E o figurino tinha que revelar algo sobre quem ela era. Para isso, foi dividido em três períodos – começando com sua inocente jovialidade como a nova duquesa, passando à celebridade de grande poder e, finalmente, chegando na duquesa traída que precisou abrir mão de muita coisa para sobreviver. Fez-se também um delineamento claro entre como ela se vestia em casa e em público. “Georgiana usava as roupas para causar efeito, ela compreendia que estava em exposição”, observa o figurinista. “Mas em casa ela era mais discreta, menos exagerada.” Exagero, no entanto, foi o que ditou as regras em alguns dos momentos mais públicos de Georgiana, especialmente o baile. “Tem grandes plumas e usa as cores mais fortes do filme, contrastando com o cenário de mármore e os outros figurinos. A duquesa foi uma das primeiras a usar aquelas plumas bem grandes, e isso tornou-se um dos estilos mais importantes da época, por isso realmente enfatizamos ele.”








Flashdance: Simplesmente a melhor volta ao passado, e no meu caso uma injeção de ânimo. O figurino é extravagante e delicioso de ver. Também, pudera! A história da menina que quer ser uma dançarina famosa a qualquer custo se passa nos anos 80. Na época, peças como as polainas e as ombreiras eram o tem-que-ter! As calças jeans rasgadas, a cintura marcada, as camisetas despojadas... Vale muito rever o filme com um olhar mais crítico sobre o figurino. O filme marcou uma geração não apenas no quesito figurino, mas também como referência na dança e na música. Aliás, depois de assistir fui direto baixar a trilha sonora do filme para as tardes de caminhadas e corridas que a proximidade de verão exige que eu começe logo.




Sex and the City - O filme: Com o sucesso da série americana, a colunista Carrie Bradshaw e suas inseparáveis amigas Charlote, Miranda e Samantha foram parar no cinema. Todas as personagens servem como referência de moda, cada uma no seu estilo!  Com fortíssimo conteúdo fashion, após uma análise geral do figurino, nota-se que as quatro personagens principais voltam com apelo mais sexy e maduro, com vestidos e saias mais curtas. Miranda usa uma cartela de cores composta basicamente de neutros (tons de cáqui, marrom, oliva, preto, branco) e tecidos acetinados. Charlotte continua lady-like, mas os looks Oscar de la Renta parecem mais sensuais agora do que antes. Samantha firma ainda mais seu estilo power-woman com referências 80's, cinto largo marcando a cintura, saias-lápis curtas, ombreiras, tailleurs, decotes nas costas e cores fortes. Carrie continua igual, mas a famosa gargantilha dourada com seu nome faz falta. Ela ainda é a quem toma mais riscos, com suas misturas inusitadas e sobreposições contrastantes. Mais uma prova da realidade que Patricia quis imprimir no longa são os acessórios repetidos por ela em diferentes looks ao longo da trama, como o cinto preto com tachas metálicas, o colar de pérolas e o gorro de paetês. Já no segundo filme pra você ter uma ideia, o figurino que custou, em média, US$ 10 milhões! Isso mesmo, US$ 10 milhões – cerca de R$ 18 mihões! Só a personagem de Sarah Jessica Parker (Carrie Bradshaw) troca de roupa 41 vezes.  Como destaque fica  a mistura de peças sofisticadas com outras mais básicas. A Carrie, por exemplo, mistura uma camisetinha básica com uma saia luxuosa e uma sandália de tiras largas no meio de um mercado na África. Paetês, metalizados... O brilho é uma das principais tendências da temporada e também faz parte do figurino das mulheres de Manhattan.



Muitos figurinos do filme são impossíveis de se sustentar durante a correria do dia a dia. Um pouco extravagante demais sair para ir a uma feira popular com uma mega saia. Fica Lindo, mas quem pode fazer turismo em uma cidade com um composê assim?!
Mas nem tudo é tão extravagante:


VESTIDO de jérsei com flores de couro, Fause Haten, R$ 790. www.fausehaten.com.br
SANDÁLIA de couro, Luiza Barcelos, R$ 345.  www.luizabarcelos.com.br
CARTEIRA, Legaspi, R$ 599. www.legaspi.com.br


REGATA de algodão, Renner, R$ 20.  www.lojasrenner.com.br
ESTOLA de pele sintética, NEM, R$ 450.
CARTEIRA de cetim e pedras, Accessorize, R$ 160.  www.accessorize.com.br
LUVAS de couro, Di Santi, R$ 98.  www.disanti.com.br
SAIA de tule de algodão e organza, Ellus, R$ 1 200. www.ellus.com.br


CASACO de gabardine, Juliana Jabour, R$ 806 (à venda na Cool! Urban Lifestyle).
CAMISETA, Renner, R$ 40. www.lojasrenner.com.br
MEIA-CALÇA de lã, Maria Bonita, R$ 310. www.mariabonita.com.br
OXFORD, Orcade, R$ 152. www.orcade.com.br


CARDIGÃ de malha, Le Lis Blanc, R$ 360.  http://www.lelisblanc.com.br/
CARTEIRA de verniz, Smart Bag, R$ 160.  http://www.smartbag.com.br/
LUVAS de couro, Selaria Santa Rosa, R$ 57.
MEIA 5/8, Lupo, R$ 15.  http://www.lupo.com.br/
BOOTIE de verniz, Tabita, R$ 179.  http://www.tabita.com.br/



TRENCH COAT de cetim, Lita Mortari, R$ 1 500.  www.litamortari.com.br
GOLA de onça sintética, Les Filós, R$ 141.  www.lesfilos.com.br
KNICKER de plush, Body Jam, R$ 126.  www.bodyjam.com.br
LUVAS de couro sintético, Renner, R$ 40.  www.lojasrenner.com.br
BOOTIE de camurça, Corello R$ 259.  www.corello.com.br
BOLSA, Legaspi, R$ 1 152.  www.legaspi.com.br


CAMISA, Renner, R$ 60. www.lojasrenner.com.br
GRAVATA de cetim, Daniela Ricci, R$ 54.  www.danielaricciacessorios.com
BROCHE, Carmel, R$ 78.  www.carmelacessorios.com.br
CALÇA, Le Lis Blanc, R$ 350. www.lelisblanc.com.br

***A montagem de looks e pesquisa de valores são trabalho minucioso da blogueira: http://modaemquestao.wordpress.com
 

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